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Ligação Nova - Via Loja de Atendimento

Onde posso solicitar uma ligação nova?

Para Solicitar a Ligação nova Via e-mail, clique aqui.

Em uma unidade de atendimento presencial da Celesc.

 Em algumas localidades, os pedidos de ligação são condicionados à apresentação de documentos específicos (originais), emitidos pela prefeitura do município e/ou por órgão de licença ambiental.

Acesse o nosso artigo Mais sobre Ligação Nova e saiba quais localidades têm restrições.

 O que é necessário para solicitar uma ligação nova? 

 

» imprimir, preencher e assinar este formuláriobem como anexar cópia da documentação exigida abaixo e apresentá-los em uma loja de atendimento;

» que o padrão de entrada esteja pronto;

» a relação de equipamentos/carga a ser utilizada no imóvel – (ex: quantidade de lâmpadas, TVs etc.);

» o tipo de ligação (monofásica, bifásica ou trifásica);

» o endereço completo do imóvel, com ponto de referência.

» O novo titular não pode ter débitos vencidos na Celesc.

 


Além disso, é necessário apresentar a seguinte documentação:

Pessoa física:

Originais ou cópia autenticada do CPF e da Carteira de Identidade ou outro documento oficial com foto. Para
estrangeiros, CPF e RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) ou Passaporte. Os indígenas devem apresentar original ou cópia autenticada do RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena) caso não possuam CPF e RG.

Pessoa jurídica:

a) Organizações regidas por Contrato Social:

Original ou cópia autenticada do contrato social e última alteração contratual, cartão do CNPJ, original ou cópia autenticada do documento de identificação oficial com foto e CPF do representante legal.


b) Organizações regidas por Estatuto:

Original ou cópia autenticada do estatuto, cartão do CNPJ, original ou cópia autenticada do documento de identificação oficial com foto e CPF do representante legal, além de documentação que lhe habilite (ata de nomeação de síndico, ata de eleição de presidência, ata de administrador legal, etc).

c) Empresário Individual (EI) e Micro Empresário Individual (MEI):

Original ou cópia autenticada do requerimento de EI ou MEI, cartão do CNPJ, original ou cópia autenticada do documento de identificação oficial com foto e CPF do empresário.

ATENÇÃO: Além de apresentar as informações citadas anteriormente, o cliente que solicitar a Ligação para unidade consumidora com débito e alegar que o débito não é seu, deverá apresentar documento que comprove que não estava de posse do imóvel (documento original ou cópia autenticada). As assinaturas do documento deverão estar reconhecidas em cartório. 

Caso não seja comprovada a isenção de resposnsabilidade, os débitos (vencidos e a vencer) deverão ser quitados.

Poderá apresentar contrato de locação, para fins de transferência das obrigações perante a unidade consumidora, nos termos do art.23, inciso VIII, da lei n° 8.245, de 18 de outubro de 1991 (Lei do Inquilinato). Também poderá apresentar contrato de compra e venda do imóvel ou escritura. No caso da apresentação de contrato de locação - novo inquilino - o reconhecimento das firmas deve ter ocorrido no prazo de 30 dias, contados a partir da assinatura do contrato.

Os contratos aceitos pela Celesc são: 

» Contrato de compra e venda; OU

» Contrato de promessa de compra e venda; OU

» Contrato de locação; OU

» Contrato de doação; OU

» Contrato de arrendamento; OU

» Contrato de comodato; OU

» Escritura pública.


No caso de sucessão comercial, os débitos da Unidade Consumidora deverão ser, obrigatoriamente, quitados.


OBSERVAÇÃO: 
Para pedidos de ligação para classe rural, os documentos que devem ser apresentados são:

» Certificação do imóvel rural feita pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária);

» Comprovante de produtor rural (nota fiscal de venda do produto);

» CPF;

» RG ou outro documento oficial com foto.


A confirmação da atividade exercida no local será feita em campo, pelo eletricista.

 

  • O pedido de ligação nova, para pessoa física, por ser efetuado por terceiros?

Sim. O solicitante deverá apresentar procuração específica para esse fim, com firma reconhecida, original ou cópia autenticada do RG e CPF do novo titular, além dos seus originais ou cópia autenticada da Carteira de Identidade e CPF.

Clique aqui para obter um modelo de procuração.

  • O pedido de ligação nova, para pessoa jurídica, por ser efetuado por terceiros?

Sim. O solicitante deverá apresentar, além da documentação exigida, procuração específica para esse fim, emitida pelo representante legal da empresa, com firma reconhecida em cartório, além de seus documentos originais ou cópia autenticada da Carteira de Identidade e CPF e também do representante legal.

Clique aqui para obter um modelo de procuração.

  • Qual o prazo para o atendimento da ligação nova?

O prazo para atendimento de um pedido de ligação nova, conforme artigos 30 e 31 da Resolução 414/10/ANEEL, em área urbana é de até 3 (três) dias úteis para a vistoria, a partir do pedido, mais 2 (dois) dias úteis para a execução do serviço, a partir da aprovação da vistoria. Em área rural, o prazo é de até 5 (cinco) dias úteis para a vistoria, a partir do pedido, mais 5 (cinco) dias úteis para a execução do serviço, a partir da aprovação da vistoria. Os casos de carga declarada igual ou superior a 30.000 Watts, ficam condicionados a estudo de viabilidade técnica.

  • Há cobrança de taxas?

Não há cobrança de taxas, entretanto, caso a instalação elétrica seja reprovada por não atender aos padrões técnicos vigentes, haverá cobrança da(s) vistoria(s) subsequente(s).