Geral

Serviços ao
Consumidor

Notícias Celesc

08.06.17

Celesc trabalha na recuperação do sistema

2017-06-08-sao miguel doeste 2

Os ventos de cerca de 100km/h que atingiram o Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina na madrugada desta quinta-feira, 8, causaram quedas de árvores, destelharam centenas de casas e provocaram danos ao sistema elétrico da Celesc. Durante o pico do problema, às 5h30, cerca de 85 mil unidades consumidoras (aproximadamente 3% do total atendido pela companhia no estado) estavam sem abastecimento de energia.

Ao longo da manhã, outras cidades, incluindo a região serrana, foram atingidas por eventos meteorológicos, o que gerou novas ocorrências no sistema. Neste momento (12h), ainda restam cerca de 18 mil unidades consumidoras sem energia elétrica (0,6% do total no estado).

Entre os estragos na região Oeste está a interrupção na Linha de Transmissão Pinhalzinho - Palmitos (foto abaixo), que abastece as subestações de Palmitos e Mondaí, responsáveis pelo fornecimento de energia a 40 mil unidades consumidoras no extremo oeste catarinense.

2017-06-08-sao miguel doeste 1

O problema ocorreu pela queda de árvore sobre a Linha de 138.00 Volts, no trecho entre Pinhalzinho e Palmitos, na área rural do município de Cunhataí. A árvore, um eucalipto de área de reflorestamento, foi lançado pelos ventos contra a rede. A linha já está operando normalmente e os demais estragos do sistema, na média tensão, estão sendo resolvidos.

2017-06-08-sao miguel doeste 3

Em todo o estado, 220 as equipes da Celesc e de empreiteiras das regiões atingidas estão em campo para resolver as ocorrências em média e baixa tensão – um efetivo 30% maior que média para o atendimento normal.

Os registros mostram que a maior parte dos danos foi causada por árvores e objetos (resto de telhados, placas, entre outros) lançadas sobre a rede elétrica pela força dos ventos, causando avarias a diversos componentes do sistema. Em função disso, as equipes da Celesc estão alertas também para a forte instabilidade que atinge a região serrana, com previsão de se deslocar para o litoral.


» Mais informações sobre o volume de ocorrências na ferramenta Em Tempo Real.

 

Contato com a Celesc:

O cliente pode ligar para o Call Center no telefone 0800 48 0196 ou enviar um SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ + o número da Unidade Consumidora.

Por Assessoria de Comunicação Celesc / Fotos: Celesc