Geral

Serviços ao
Consumidor

Notícias Celesc

16.05.18

Vereadores de Garopaba são recebidos por presidente e diretor da Celesc

garopaba maio2018

Na tarde desta terça-feira, 15, o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, e o diretor de Distribuição da Empresa, Vitor Lopes Guimarães, receberam o presidente da Câmara de Vereadores de Garopaba, Sérgio Luiz Gonçalves (PMDB), e a vereadora Micheline Aranha de Araújo Luiz (PMDB), em Florianópolis, para falar sobre o atendimento elétrico prestado ao município. 

No último ano, as ações implementadas pela Celesc na região representaram significativa melhora ao sistema elétrico, com redução dos indicadores que medem sua qualidade: FEC de -56,11% (média do número de vezes em que as unidades consumidoras ficaram sem energia) e DEC de -18,5% (média de quantidade de horas em que ficaram sem energia). “Esse índices demonstram os resultados já alcançados pelo planejamento traçado e apontam para um sistema elétrico ainda mais robusto e confiável na região de Garopaba, com o complemento de outras medidas previstas até o fim deste ano”, afirmou Siewert.

Entre os avanços estão investimentos da ordem de R$ 75 mil realizados em serviços poda e roçada da vegetação junto à rede elétrica, principal causa de desligamentos do sistema na cidade. “Até dezembro serão aplicados outros R$ 40 mil para a finalização desse trabalho”, disse Cleverson. Já para mitigar a atuação do salitre — comum em regiões próximas à costa, especialmente quando associado a ventos — a Celesc vem instalando equipamentos com melhor nível de isolamento elétrico e adquiriu um novo caminhão, em operação, equipado com maquinário especial para lavar os isoladores da rede elétrica.


Outros assuntos que também estiveram na pauta foram:

- Foi adquirido um novo transformador com 26,6 MVA de potência que será instalado na subestação Imbituba, que abastece o sistema de média tensão da subestação Garopaba e que ampliará a capacidade. Sua instalação será realizada junto às obras de melhorias na unidade, com conclusão prevista para março de 2019;

- A previsão para o início das obras de ampliação da atual Subestação Garopaba, com a instalação de um transformador com potência de 12,5 MVA, que duplicará sua disponibilidade de energia, é de que ela seja realizada no segundo semestre deste ano;

- Foram substituídos 5 km de cabos do alimentador que atende parte da carga do município, conferindo mais confiabilidade ao sistema no período fora da temporada de verão e até o fim do corrente mês será finalizada a revisão do projeto de substituição de quase 20 km de cabos que atendem a Subestação Garopaba, cuja obra tem previsão de ser iniciada em aproximadamente 30 dias;

- Além disso, até o momento foram substituídos cerca de 300 isoladores da rede elétrica por equipamentos com tecnologia que evitam o acúmulo do salitre em sua superfície, trabalho que continuará a ser realizado ao longo deste ano.

“Com essas ações, a Celesc reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de obras e ações preventivas que contribuam para a melhoria contínua do serviço prestado em Garopaba, minimizando as ocorrências emergenciais”, finaliza o presidente. 

 

Por Heda Wenzel (Comunicaz a serviço da Celesc)