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Celesc divulga resultado do quarto trimestre

Mercado consumidor de energia de Santa Catarina termina o ano com crescimento de 7,0%

Celesc encerra 2021 com EBITDA de R$ 1,043 bilhão, 13,1% superior ao ano de 2020 e Lucro Líquido de R$ 563,2 milhões, 8,6% maior que o de 2020.Além dos resultados financeiros de destaque, a Companhia comemora a melhor revisão tarifária e o maior investimento da história.

O ano de 2021 registrou um aumento de 7,0% no mercado consumidor na área de concessão da Celesc, em comparação com o ano de 2020, sendo que, na comparação do 4T21 com o mesmo período do ano anterior, esse aumento foi de 0,6%. O principal destaque fica para o crescimento do mercado livre, com aumento de 14,4% no ano.

Ao final do quarto trimestre de 2021, a Celesc alcançou o número de 3.227.712 consumidores cativos, registrando crescimento de 3,0%, um incremento de 93.869 novos clientes, em relação a dezembro de 2020. Esse resultado é reflexo da contínua recuperação da economia catarinense ao longo do ano. No gráfico abaixo, ilustramos o comportamento de cada classe no 12M21 em comparação com 12M20, com destaque para a classe de consumidores livres, que apresentou o maior crescimento. 

 Resultado quarto trimestre

 

 Fonte: Celesc.

RESULTADOS FINANCEIROS

O Grupo Celesc encerrou o ano com uma Receita Operacional Líquida (ROL) de R$ 11,342 bilhões, com reflexo das operações de suas subsidiárias: Celesc Distribuição (“Celesc D”) e Celesc Geração (“Celesc G”), o que apresenta uma evolução de 28,0% frente ao ano de 2020. Especificamente no 4T21, a Receita Operacional Líquida foi de R$ 2,803 bilhões, correspondendo a um aumento de 2,6% em relação ao 4T20.

Já com relação aos seus custos e despesas, o Grupo teve um aumento de 28,9% no ano de 2021, especialmente por conta da despesa com energia elétrica, não gerenciável, que apresentou elevação de 35,7% diante da escassez hídrica e acionamento de geração térmica (mais cara) pelo Operador Nacional do Sistema - ONS, importação de energia elétrica do Uruguai e Argentina e contratos bilaterais influenciados pelo câmbio. ​Por outro lado, a despesa gerenciável (PMSO), houve um acréscimo de 0,3%, bem inferior a inflação (IPCA) de 10,06% em 2021. 

O EBITDA do Grupo fechou o ano com um EBITDA de R$ 1,043 bilhão, ​acima de R$ 1 bilhão pela primeira vez na história, e um lucro líquido de R$ 563,2 milhões, o que representa aumentos de 13,1% e 8,6%, respectivamente, em relação ao exercício de 2020.

Com relação à gestão da dívida da Companhia, mantivemos a tendência de alongamento do perfil de dívida: aproximadamente 90,0% do nosso endividamento está alocado no longo prazo.

RESUMO DOS PRINCIPAIS FATORES DE NOSSO RESULTADO NO ANO DE 2021

Os principais fatores que explicam o aumento da Receita Operacional Bruta em 2021 são: o aumento de 28,9% na rubrica Fornecimento de energia, impactados principalmente por receitas com bandeira tarifária que somaram R$ 1,01 bilhão no ano e do aumento do faturamento das principais classes de consumo, evidenciando a retomada da economia catarinense.

Já com relação aos custos e despesas acumulados no ano de 2021, o destaque fica por conta da elevação significativa de 35,4% nos custos da energia comprada, refletindo o impacto do acionamento de usinas térmicas, ​importação e câmbio. Os custos e despesas totais do Grupo cresceram 29,3% no ano de 2021, em relação ao ano anterior.

DESTAQUES

 

(i) Projeto “Conecte”: Lançamento do Novo sistema comercial, que tem como principal objetivo a mudança do atual Sistema Comercial (SIGA) para o novo sistema SAP S/4 HanaUtilities, uma plataforma integrada, moderna e de interface mais intuitiva, que agrega gestão comercial, Agência Web e demais canais de atendimentos, melhorando de forma significativa o atendimento de nossos clientes.

(ii) A Celesc obteve da empresa certificadora QMS a recomendação para a certificação ISO 9001:2015 do processo de tratamento de reclamações de clientes. Os processos mostraram-se aderentes aos documentos do sistema de gestão da qualidade e de acordo com os padrões estabelecidos pela norma. Além do atendimento das questões regulatórias, a certificação demonstra o compromisso da organização na melhoria contínua dos processos, por meio do acompanhamento, monitoramento, definição e implementação de planos de ação objetivando o cumprimento das metas.

(iii) Em seu planejamento para atingir "acidente zero" de trabalho, a Celesc estabeleceu diretrizes com cunhos comportamentais/motivacionais que passarão a vigorar no início de 2022, com objetivo de que empregados próprios e parceiros sigam o mesmo propósito. ​Além de criar um departamento, com três divisões, para uniformizar as ações de segurança, saúde e bem-estar em todo Estado. Foi realizada uma reunião na sede da Empresa, em Florianópolis, entre a Diretoria e proprietários de empreiteiras ​parceiras que prestam serviços à companhia. Na ocasião, foi apresentado um pacote robusto de medidas que demonstram a importância com que este tema está sendo enfrentado pela Celesc, especialmente em 2022, quando a Empresa deve dobrar seu investimento no sistema elétrico catarinense, em relação ao realizado em 2021. ​Aliado a isto, a Celesc vai premiar, já a partir de 2022, os melhores núcleos, com empregados próprios, e empresas parceiras, com empregados terceiros, que obtiverem os melhores resultados, especialmente quanto ao "acidente zero" em suas forças de trabalho.

(iv) Para estimular o uso consciente de energia elétrica na iluminação pública das cidades catarinenses, a Celesc promove Projeto de Eficiência Energética que já destinou R$ 18,2 milhões para a modernização do parque de iluminação de 19 municípios de diversas regiões de Santa Catarina. O Cidade + Eficiente, aprovado em Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética Celesc da ANEEL, tem proporcionado às prefeituras dos municípios uma economia de R$ 5,7 milhões por ano, o equivalente a 7.654 MWh e ao plantio de mais de 9 mil árvores.

(v) A Assembleia Legislativa de Santa Catarina concedeu à Celesc o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina na categoria empresa pública, pelo comprometimento da companhia com ações de responsabilidade socioambiental incluídas em sua política de gestão, em 2020.

(vi) A Celesc iniciou as obras para a construção de duas novas linhas de distribuição que vão se conectar à nova Subestação de Fronteira (SE) Ratones, no Norte da Ilha, em Florianópolis. As duas linhas possuem tensão de 138 kV, e terão aproximadamente cinco quilômetros de extensão. O investimento da Empresa para executar a obra é de R$ 61 milhões. ​Além destas linhas conectadas na rede básica, a empresa constrói duas novas linhas de distribuição em 69 kV no sul do Estado, inaugurou duas linhas no grande oeste, está concluindo novas linhas na grande capital e norte do estado.

(vii) Com o objetivo de promover maior eficiência energética em instituições que prestam serviços sociais em Santa Catarina, a Celesc instalou uma usina fotovoltaica que atenderá toda a estrutura da APAE Florianópolis, localizada no bairro Itacurubi.  A iniciativa é originária da Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética Celesc/Aneel 2018, e a Companhia destinou R$ 559,13 mil em recursos na implantação desse projeto.

​(viii) Em agosto de 2021, a empresa passou pelo ciclo de revisão tarifária e obteve o melhor resultado da séria histórica da empresa, com glosa de apenas 0,12% frente aos cerca de 15% em 2016.

(ix) A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a apuração de nossos indicadores técnicos e econômico-financeiros de 2020, atestando, assim, o cumprimento das metas estabelecidas em nosso contrato de concessão.

Com isso, a Celesc finaliza o período de cinco anos de avaliação dos seus serviços, em que cumpriu, em todos os anos, o critério de eficiência com relação à qualidade do atendimento prestado, garantindo assim a vigência do contrato até 2045.

DOS INVESTIMENTOS

 

Os investimentos totais do Grupo Celesc, no 4T21, foram de R$ 209,8 milhões, sendo R$ 205,2 milhões na Celesc Distribuição e R$ 4,6 milhões na Celesc Geração.

Já no acumulado do ano, a Celesc atingiu a marca de R$ 777,1 milhões investidos, um crescimento de 15,8% comparado ao ano de 2020. Trata-se de um relevante marca na trajetória da Companhia, em linha com a estratégia de fortalecer nossa prestação de serviço em nosso Estado de Santa Catarina e, consequentemente, o atendimento aos nossos clientes.

INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

 

A Celesc reforça seu compromisso com a agenda ESG – Environmental, social andGovernance, conduzindo comitês de expansão de divulgação do tema internamente na Companhia e na divulgação de suas atuações que avançam nessa pauta.