A Celesc promoveu uma grande operação para restabelecer energia após o vendaval que atingiu a região da Praia Brava, em Itajaí, na madrugada desta terça-feira (28).
O incidente causou danos significativos à subestação IFA Itajaí Fazenda e resultou na queda de vários alimentadores, provocando um curto-circuito que danificou diversos equipamentos da subestação. Aproximadamente 40 mil unidades consumidoras foram afetadas no momento da intempérie. Para enfrentar os desafios impostos por essa emergência, a Celesc mobilizou uma operação de grande escala. Foram utilizados 9 caminhões, 1 carreta com transformador móvel e diversos carros.
Na subestação, cerca de 60 empregados de quatro regionais diferentes estavam envolvidos diretamente nos trabalhos de reparo e recuperação. Além disso, na rede fora da subestação, mais 40 empregados foram mobilizados para auxiliar nas atividades.
“Foi um grande esforço conjunto de várias equipes, demonstrando nossa capacidade de resposta e nosso compromisso em restabelecer o serviço o mais rápido possível”, afirmou Diego Cardoso, gerente regional de Itajaí.
As equipes de Blumenau, Florianópolis e Joinville foram deslocadas para auxiliar na rápida recuperação dos serviços. As equipes da Celesc não se limitaram apenas à recuperação dos equipamentos danificados. Aproveitando a subestação desligada, foram realizadas obras de melhorias significativas na infraestrutura elétrica.
Entre os equipamentos substituídos, destacam-se a instalação de um transformador móvel em substituição ao transformador danificado, a troca de cinco religadores, um disjuntor de média tensão e vários barramentos e chaves. Na rede de distribuição em frente à subestação, foram instalados cabos protegidos em algumas partes, aumentando a segurança e a resiliência do sistema.
Esse trabalho conjunto não só mitigou os impactos imediatos do vendaval, mas também trouxe melhorias importantes para a infraestrutura elétrica da região, beneficiando os consumidores a longo prazo.