noticias novo

Governo e Celesc inauguram terceira subestação de energia elétrica em Brusque

A região de Brusque conta com um novo sistema de distribuição de energia elétrica, mais robusto e seguro. Na manhã de hoje, a Celesc inaugurou a nova SE Brusque São Pedro, com capacidade de 40 MVA de potência instalada e 138/23kV de tensão, que incrementa em 25% a disponibilidade de energia para Brusque, Guabiruba e Botuverá.

A cerimônia, que contou com a presença do Governador Carlos Moisés e o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, o diretor de Distribuição da Empresa, Sandro Levandoski e o prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, reuniu, no bairro São Pedro, onde está localizada a Subestação, diversas autoridades locais e regionais, empresários e clientes da região, que aguardavam com satisfação a conclusão do empreendimento.

SE Brusque São Pedro 3Presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, e governador Carlos Moisés conduzem cerimônia de inauguração da SE Brusque São Pedro (Foto: Rafael Vieira/Comunicaz – Celesc)

Com 56.503 mil Unidades Consumidoras (UCs) em Brusque, 8.967 em Guabiruba e 2.854 em Botuverá, o comportamento do consumo de energia elétrica na região apresenta crescimento constante, com média acima do normal.  Por possuir um setor industrial e comercial muito forte, aproximadamente 20% dos maiores consumidores em carga mensal da Celesc no Vale do Itajaí estão localizados justamente nesses três municípios. Essa pujança econômica é puxada pelo setor têxtil, dominante na região.

Em seu discurso, o Governador Carlos Moisés enalteceu a pujança econômica de Santa Catarina e a importância das obras estruturantes, como a nova SE. “Nossa taxa de desemprego é de 6% e a média brasileira é de 12%, ou seja, estamos produzindo, crescendo, gerando emprego e renda. Precisamos investir em infraestrutura em vários setores e principalmente em energia elétrica para que nosso estado continue crescendo”.

A nova SE Brusque São Pedro representa investimentos de R$ 7,8 milhões. Com capacidade de  transformação de 40 MVA e saída para oito alimentadores de energia elétrica, que são as redes tronco que se conectam à malha elétrica nas cidades, formado por inúmeros ramais, vai facilitar a distribuição de energia entre os municípios na sua área de abrangência.

 “A São Pedro é a terceira subestação da Celesc em Brusque e vai oferecer mais confiabilidade ao sistema, mais qualidade ao fornecimento e permitir o crescimento do mercado. Nosso objetivo é oferecer melhores condições para quem já está aqui e garantir a geração de novos empregos, renda e qualidade de vida para a população”, destacou o presidente Cleicio Poleto Martins, que também anunciou a conclusão de outras duas subestações neste ano: a SE Florianópolis Capoeiras, na Capital, e a Canoinhas Rio da Areia, no Planalto Norte.

Localizada em ponto estratégico, entre as cidades de Guabiruba e Brusque, a SE Brusque São Pedro vai atender 100% do município de Guabiruba, diversos bairros na região onde está instalada e parte do centro da cidade de Brusque.

Com esse aporte ao sistema elétrico local, a energização da nova SE vai aliviar a carga das outras duas SEs existentes, permitindo a instalação de novas unidades de grande porte em outros bairros da cidade de Brusque, como Planalto, Nova Brasília, Santa Terezinha, Volta Grande e área central da cidade de Brusque, atualmente atendidos pela Subestação Brusque, localizada no bairro Bateas; nos bairros Cedrinho, Dom Joaquim, Souza Cruz, Jardim Maluche e Tomaz Coelho e em toda a cidade de Botuverá, atendidos pela SE da Celesc localizada no bairro Rio Branco.

SE Brusque São Pedro 1Nova SE Brusque São Pedro incrementa em 25% a disponibilidade de energia para Brusque, Guabiruba e Botuverá (Foto: Rafael Vieira/Comunicaz – Celesc)


Lau Macarini
Comunicação Celesc
(48) 3231-6226 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.