noticias novo

Mutirão de limpeza de postes retira 300 kg de cabos na Lagoa da Conceição

Um mutirão de limpeza de postes, realizado pela Celesc em parceria com empresas de telecomunicações e com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, resultou na retirada de aproximadamente 300 kg de cabos sem utilização ou lançados irregularmente nas estruturas da Celesc na região central da Lagoa da Conceição.

mutirao2

O serviço contou com a participação de seis empresas de telecomunicações (Claro, Alt, Vivo, Zen, Algar e Unifique), que empenharam funcionários para a ação. A Prefeitura de Florianópolis disponibilizou um caminhão para o recolhimento e destinação adequada da fiação retirada.

"Nossos objetivos aqui são higienizar os postes, combatendo a poluição visual, e prevenir acidentes causados por cabos caídos. Isso reforça o compromisso da Celesc com a proteção da comunidade", destaca Leandro Seemann Medeiros, Gerente da Agência Regional da Celesc em Florianópolis.

mutirao1

Os serviços iniciaram no Casarão da Lagoa, no Centrinho, e seguiram em direção ao TILAG. Foi realizada a limpeza dos postes da Rua Henrique Vera do Nascimento e de toda a extensão da Rua Manoel Severino de Oliveira, até a esquina com a Rua João Pacheco da Costa.

Durante a operação, foram geradas quatorze notificações envolvendo cabos irregulares, encaminhadas para as empresas de telecom.

Ações de fiscalização

O trabalho de fiscalização da Celesc abrange a regularização e limpeza de cabeamento na rede compartilhada, atentando para cabos em situação de clandestinidade, à revelia/irregular, fora dos padrões técnicos e fiação desativada.

As empresas de telecomunicação são notificadas para regularizar a situação em 30 dias, com a possibilidade de remoção em casos extremos, garantindo a segurança da população e dos trabalhadores.

Em situações de perigo, como fiação rompida ou baixa, a comunidade pode registrar no telefone 0800 048 0196.