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Região de São Bento do Sul recebe projeto piloto da Celesc e consumidores poderão pagar contas em qualquer banco

Todos os clientes da Celesc que residem em São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre passam a receber, a partir do mês de agosto, suas contas de energia elétrica em formato de boleto bancário. A novidade faz parte de um projeto piloto da Empresa e permite que o pagamento da fatura de energia seja efetuado em qualquer instituição bancária, mesmo após o vencimento.

Em junho, clientes do Grupo A – alta tensão, como empresas e indústrias — já haviam sido beneficiados pela novidade. Em julho, a nova opção de pagamento foi disponibilizada a clientes cadastrados para receber a fatura por e-mail, medida que atingiu cerca de 10% dos consumidores da Celesc. “Nesta nova etapa do projeto, que tem início no próximo dia 03 de agosto, o foco é atender 100% dos clientes localizados em São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, mas a intenção da Companhia é que até o fim do ano a medida seja ampliada a todos os catarinenses”, adianta o gerente da Unidade São Bento do Sul da Celesc, Carlos Becker Jr.

Outros benefícios da mudança é a impossibilidade de pagar a conta em duplicidade após a compensação e a possibilidade de pagar a fatura de energia em qualquer agência bancária, internet banking, caixa eletrônico, banco digital, casa lotérica e correspondente bancário. “Vale destacar que o banco Bradesco será o emissor dos boletos e seu pagamento só poderá ser realizado no dia seguinte à sua emissão, pois necessita de registro bancário", explica o gerente financeiro da Celesc, Fernando Yamakawa.

A exceção será para cadastros antigos que não contenham CPF ou CNPJ, pois esse dado é obrigatório na emissão do boleto. Nesses casos, os clientes receberão as faturas de energia no formato atual, restrito ao pagamento em 12 instituições financeiras. “Por isso é importante que o cliente mantenha seus dados atualizados junto à Celesc”, reforça Yamakawa.

 

Fique atento ao que muda

Na hora de realizar o pagamento no caixa eletrônico, o cliente deve escolher a opção boleto bancário e/ou de cobrança e não mais pagamento de luz, água, telefone. O mesmo procedimento também deve ser feito em internet banking, aplicativos de bancos e casas lotéricas. Caso seja selecionada a opção para ler o código de barras, tanto nos caixas eletrônicos, quanto no internet banking e aplicativos, o pagamento será processado normalmente.

Mesmo em caso de contas vencidas, a fatura continuará podendo ser quitada em qualquer banco em até seis meses após o seu vencimento. Após esse prazo o consumidor deve procurar a Celesc para emissão de uma nova fatura.

 

Atualização cadastral

Para efetuar o pagamento de suas contas de energia no formato de boleto, o consumidor que não tenha CPF ou CNPJ registrado junto à Celesc deverá procurar uma das 259 lojas de atendimento presencial para fazer a atualização do seu cadastro. Este atendimento não exige agendamento prévio.

No caso de pessoa física, basta comparecer portando RG e CPF do titular. Para pessoa jurídica, é preciso levar a última alteração do contrato social, caso consolidado (se não for consolidado, deverá apresentar o contrato social e as alterações existentes), a inscrição do CNPJ atualizada e extraída do site da Receita Federal, CPF e documento de identificação oficial com foto do responsável legal. Se a solicitação for realizada por terceiros, também serão exigidas as procurações.